NOSSAS NOTÍCIAS

Importância de uma boa corbertura do solo.

1. *Conservação da Umidade do Solo:* Uma boa distribuição da palha ajuda a reter a umidade no solo, reduzindo a evaporação e fornecendo uma camada protetora que contribui para a manutenção da qualidade e quantidade de água disponível para as plantas.

2. *Controle de Temperatura do Solo:* A palha atua como isolante térmico, ajudando a regular a temperatura do solo. Isso é crucial para criar um ambiente mais favorável para o desenvolvimento das plantas, especialmente em climas extremos.

3. *Supressão de Plantas Daninhas:* A palha bem distribuída pode agir como uma barreira física, dificultando o crescimento de plantas daninhas. Isso reduz a competição por nutrientes, água e luz, favorecendo o crescimento das culturas desejadas.

4. *Erosão do Solo:* A cobertura uniforme de palha protege o solo contra a erosão causada pelo vento e pela água. Isso é vital para manter a estrutura do solo, prevenir a perda de nutrientes e promover um ambiente de cultivo mais sustentável.

5. *Ciclagem de Nutrientes:* A decomposição gradual da palha contribui para a ciclagem de nutrientes no solo. À medida que a palha se decompõe, libera nutrientes essenciais para as plantas, enriquecendo o solo e promovendo a fertilidade a longo prazo.

Data: 09/03/2024

 

VEJA TAMBÉM