NOSSAS NOTÍCIAS

O que é importante para a qualidade do leite?

O que é importante para a qualidade do leite? O questionamento foi feito aos produtores de leite e extensionistas rurais e desencadeou uma série de respostas, analisadas na quarta-feira (19/05) durante reunião virtual com representantes do Programa de Pesquisa-Desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do Rio Grande do Sul - Rede Leite.

A resposta dos produtores de leite foi analisada em separado. Na opinião dos agricultores, a qualidade está diretamente vinculada a cinco principais fatores, listados por ordem de importância, sendo eles:

  1. Ordenha;
  2. Alimentação;
  3. Sanidade;
  4. Bem-estar;
  5. Gestão.


Já para os extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar da região de Ijuí, ordem dos fatores seria a seguinte:

  1. Ordenha;
  2. Gestão;
  3. Alimentação;
  4. Bem-estar;
  5. Sanidade.


Paula Montanger, representante do Grupo Temático Qualidade do Leite e Sanidade Animal da Rede Leite, considerou muito positivo o fato de os produtores de leite terem colocado no topo da lista temas como alimentação e sanidade.

Ligia Margareth, outra integrante do GT Qualidade do Leite e Sanidade Animal, salientou que os dados foram coletados em 2018, durante o 4º Fórum da Rede Leite, realizado na cidade de Ijuí. De acordo com ela, seri interessante considerar que a realidade destes produtores de leite deve ter mudado consideravelmente, devido à pandemia causada pela Covid-19.



Rede Leite

Formalmente, participam da Rede Leite as seguintes instituições: Emater/RS-Ascar — vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado, Embrapa, Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Instituto Federal Farroupilha campus Santo Augusto e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Na trajetória de mais de 10 anos da Rede Leite, mais de 50 famílias do Noroeste gaúcho estiveram envolvidas com dias de campo, visitas a propriedades rurais, fóruns, seminários e reuniões.

À frente do Comitê Gestor da Rede Leite está o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, João Schommer. O professor da Unijuí, Roberto Carbonera, é o atual vice-coordenador e o pesquisador da Embrapa, Gustavo Martins da Silva, o secretário da Rede Leite.



Fonte: Site www.milkpoint.com.br

Data: 20/05/2021

 

VEJA TAMBÉM