NOSSAS NOTÍCIAS

Livre da vacina contra aftosa, RS mantém ações de defesa sanitária animal.

Enquanto a pecuária gaúcha comemora a recente conquista do Estado ser reconhecido como zona livre de vacinação contra a febre aftosa, através da Instrução Normativa (IN) 52, assinada (11/08) pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, a Emater/RS-Ascar reforçou desde o semestre passado sua atuação em  Defesa Sanitária Animal, oficializada como nova atividade no Plano de Trabalho da Instituição com o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seadpr).

Como um dos pilares da Defesa Sanitária Animal é a educação sanitária, a Emater/RS-Ascar, responsável pela prestação de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) aos produtores rurais, mantém ações que reforçam junto aos produtores as obrigações sanitárias que precisam ser cumpridas junto às Inspetorias de Defesa Agropecuária. “Toda construção dessa atividade e suas metas foi feita em conjunto com a Seapdr para contribuir com a retirada da vacina da febre aftosa do RS. Das quatro metas que envolve essa educação, duas têm com função o monitoramento e a conscientização para a retirada da vacina”, explica Thaís Michael, extensionista e médica veterinária da Emater/RS-Ascar, que acompanha esse processo.

No caso do monitoramento, o Programa Sentinela, ou Projeto Fronteira, desenvolvido desde 2019 em 59 municípios limítrofes com o Uruguai e a Argentina e que abrange ações junto a cinco mil produtores, cabe à Emater/RS-Ascar conscientizar em relação dos cuidados com a posse dos animais e, assim, garantir a segurança e a sanidade do rebanho gaúcho.

A outra meta tem relação com as obrigações sanitárias de 11 mil produtores rurais. “Principalmente agora, com a retirada da vacina contra a febre aftosa (até o semestre passado a vacinação era uma obrigação), devemos triplicar os cuidados e nos mantermos atentos à doença, explicando aos produtores que, sempre que identificarem sintomas suspeitos, os casos devem ser notificados junto às inspetorias", destaca Thaís.

“A Defesa Sanitária Animal é um dos focos da Seapdr e a Emater se encaixa na Extensão Rural e Social e de educação, orientando os produtores desde questões de sanidade animal, como de saúde pública, que envolve doenças que podem passar dos animais para as pessoas”, observa Thaís.

As informações são da Secretaria de Agricultura - RS.


Fonte: Milk Point

Data: 18/08/2020

 

VEJA TAMBÉM