NOSSAS NOTÍCIAS

Plano Safra 23/24 terá duas datas de lançamento, diz Fávaro

Em uma entrevista à rádio Jovem Pan, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, revelou que o Plano Safra 23/24 para empresas será revelado na próxima terça-feira, dia 27 de junho, enquanto o plano voltado para agricultura familiar será anunciado no dia seguinte, quarta-feira (28).

Embora não tenha entrado em detalhes sobre o conteúdo do plano para o setor produtivo, o ministro afirmou que se trata de um plano que será “fortalecido e reestruturado para médios e grandes produtores”.

Fávaro destacou que a divulgação em datas distintas ressalta as diferentes áreas de atuação do Ministério da Agricultura e Pecuária, bem como do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

Ele explicou que, enquanto o MDA concentra-se nos pequenos produtores que aderem ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Ministério da Agricultura concentra-se nos produtores médios e grandes.

“Durante os mandatos, o presidente Lula sempre fortaleceu a agricultura empresarial e agricultura familiar. Ele foi o presidente que repactuou a dívida dos produtores, fez planos agrícolas cada vez maiores, com taxa de juros cada vez menores. Sem falar em valores, posso garantir que será um plano safra robusto”, afirmou Fávaro.

Na avaliação do ministro, a taxa de juros praticada atualmente no Brasil é ‘proibitiva’.

“Para equalizar dentro dos padrões necessários da agropecuária brasileira, ainda mais em um ano com preços de algumas commodities lá embaixo, fica quase impossível”, disse.


Fonte: Site www.canalrural.com.br

Data: 20/06/2023

 

VEJA TAMBÉM